Mais uma aventura de moto, com uma BMW R1200R, e uma BMW 1200GS em uma estrada que liga a cidade de Puerto Montt a Villa O´Higgins, na região Aysén da Patagônia Chilena, uma das regiões mais isoladas do Chile. Foi a estrada mais incrível realizada, tanto pela beleza e também pela dificuldade por não ser totalmente pavimentada. Ficando na memória para sempre!
A distância oficial diz que o total desta estrada é 1247 km, mas não rodamos tudo isso porque teve o desvio de barco de Chaitén para a Puerto Raúl Marin Balmaceda, que na ocasião, tinha ocorrido uma queda de barreira em Villa Santa Lucia interditando a Ruta 7 neste pedaço. Durante a rota alternativa pegamos mais 3 embarcações e um trecho de rípio ruim, mas em compensação o quilômetro rodado teria ficado um pouco mais curto. Somando, foram 8 embarcações apenas na ida, porque além dos três do desvio, pegamos uma outra, também por causa do reparo da estrada, próxima a cidade de Puyuhuapi.
De Puerto Montt até a placa defim de carretera, foi aproximadamente 650 km só em rípio durante todo o trajeto, e tivemos alguns trechos com pedras soltas jogadas deliberadamente. Além de tudo, na volta tivemos que retornar pelo mesmo caminho, acrescentando obrigatoriamente mais estrada de rípio a percorrer.
-A Carretera Austral é uma estrada vista como um desafio a se superar para muitos turistas de todos os cantos do mundo que passam pela remota região. O que não falta, são os aventureiros percorrendo de carro, de moto e de bicicleta, uns para apreciar as lindas paisagens da região, outros para desbravar esta estrada cheia de desafio, e ao mesmo tempo tão encantadora.
Encontramos muitos motociclistas no início da Ruta 7, porém poucos foram à Villa O´Higgins.
-A maioria faz a Carretera Austral pela metade, desviando para Argentina em direção a Futaleufú-Esquel ou para Chile Chico-Perito Moreno, e pelo meu cálculo tem 9 ou 10 “pasos” nesta região de Aysén que dá acesso a Argentina (mapa rodoviário da Argentina, mas não posso afirmar se todos os pasos são transitáveis para veículos). Ou mesmo aquele que pega o barco em Puerto Montt e vai direto para Chaitén; tem também o barco que sai de Queillón, na ilha Chiloé à Chaitén ou à Puerto Cisnes; tem outra opção que sai de Hornopirén e vai direto para Caleta Gonzalo sem passar em Leptepu, pulando um pedaço da estrada. E a travessia inversa também acontece.
-Você pode escolher o trecho que quer andar e pode selecionar em qual fronteira irá retornar para Argentina.
Além disso, é importante deixar claro que ultrapassamos os 70 km/h apenas na parte boa da estrada não pavimentada; exigindo muita coragem e entusiasmo, porque em vários trechos andamos abaixo dos 40, para evitarmos qualquer erro ou acidente.
Tivemos que ter bastante atenção entre Puerto Yungay e Villa O’Higgins porque cruzávamos com motoristas de caminhões e de ônibus que corriam negligentemente pela estrada e precisávamos manter muito sangue frio nos trechos estreitos que a motocicleta ficava ao lado do precipício e do terreno desnivelado.
-O caminho é realmente maravilhoso, mas dirigir por tantos quilômetros em uma estrada como a Carretera Austral pode ser, por incrível que pareça, tenso e ao mesmo tempo muito prazeroso, e cada trecho realizado proporciona a satisfação por ter concluído.
Durante a viagem ouvi uma frase; – “QUE TIENE PRISA EM LA CARRETERA AUSTRAL, PIERDE EL TIEMPO”
-E para quem pretende conhecer este espetáculo de estrada, aqui vai um conselho:
– NÃO TENHA PRESSA!
Quer saber como foi o roteiro? Tem o RELATO DE VIAGEM, uma aventura de moto em CARRETERA AUSTRAL, Ruta 7 Chile.