Japagirl Rider
Por aí de moto!
  • Travel
  • Dicas de Viagem
  • Contact
  • About Me
  • Travel
  • Dicas de Viagem
  • Contact
  • About Me
Japagirl Rider
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Travel

ESTRADA DA MORTE – viagem de moto

Se você gosta de adrenalina, que tal conhecer a Estrada da Morte de moto? A estrada é famosa por ser conhecida como a mais perigosa do mundo!

285 18

Ruta 3, Bolivia

A viagem de moto que realizei com meu companheiro Oscar para Machu Picchu em 2014, a cidade de La Paz foi inclusa no roteiro com o propósito de andar na Estrada da Morte; uma estrada que liga a cidade de La Cumbre a Yolosa totalizando 64 quilômetros. O ponto mais alto fica em La Cumbre a 4.670 metros acima do nível do mar e esta estrada ficou famosa após ser considerada “a mais perigosa do mundo” na década de 1990, por ter trechos muito estreitos com apenas 3 metros de largura e o precipício que pode chegar a 600 metros de altura. Saímos de La Paz preocupados com o trânsito da cidade, mas tivemos sorte em ficar em um hotel de fácil acesso para chegar a Ruta 3. Pegamos a Ruta 3 de La Paz à Coroico, uma estrada pavimentada muito boa e com um visual espetacular, que foi construída quase paralelamente à famosa estrada e, atualmente é uma via alternativa para os carros, caminhões e ônibus. Chegando na cidade de Coroico subimos pela Estrada da Morte, também conhecida como Caminho dos Yungas, e a nossa intenção era andar do Coroico à região de Chuspipata, onde cruza com a Ruta 3, que daria aproximadamente 40 quilômetros e daí retornaríamos novamente para La Paz pela Ruta 3.

Ruta 3, Bolívia
Placa que fica na Estrada da Morte
O mapa da região de Yungas
Coroico

 

Nós optamos em subir por ser mais fácil e menos perigosa porque nesta estrada, a mão de quem sobe é do lado esquerdo, que é mais longe do barranco.

Ruta de La Muerte
Ruta de la Muerte
Ruta de La Muerte, Yungas Rd, Bolivia

No trecho entre o Mirador San Juan e a Quebrada, a estrada estava sendo realizada uma obra e não nos deixaram seguir adiante. Infelizmente tivemos que retornar, ficamos chateados, porque em um ponto da estrada cobraram uma espécie de “pedágio” e não nos avisaram do bloqueio. Assim, tivemos que descer até a cidade de Coroico e novamente voltamos pela Ruta 3.

Ruta de La Muerte

 

Ao meu ver, andar na Estrada da Morte de moto não é difícil e nem perigosa na atualidade. Foi perigosa quando era a única via de comunicação que ligava La Paz à Coroico; os caminhões, ônibus e carros circulavam espremidos dividindo o espaço estreito da estrada. Acidentes mortais aconteciam e, segundo alguns relatos chegou a ser registrado mais de 200 mortes por ano.

Atualmente circulam apenas alguns carros de curiosos e de moradores locais, motociclistas que desafiam a famosa estrada e ciclistas que realizam a descida, e há registros de mortes de ciclistas que descem a grande velocidade, movida a adrenalina. É a nova moda de turismo para visitantes que gostam de bicicleta.

Nosso plano era ficar apenas um dia em La Paz, mas resolvemos estender mais um exclusivamente para fazer o caminho de descida até o local onde estava sendo realizada a obra (que no dia anterior tivemos que voltar).

Chegando na entrada da estrada, ficamos sabendo de uma outra obra, desta vez logo no inicio da descida e alguns ciclistas carregavam as bicicletas para poder passar. Ficou a sensação de frustração, porque a parte mais alta da estrada era a mais linda.

Ruta de La Muerte, Yungas Rd, Bolivia
Ruta de La muerte, Yungas Rd, Bolivia

 

Então, resolvemos passear novamente pela Ruta 3, que é bem gostosa e linda com suas paisagens, as quedas das águas e muitas curvas, e teve vários momentos que parecia estar andando no meio das nuvens.

– Fica a dica para quem gosta de uma boa estrada!

Ruta 3, Bolívia
Ruta 3, Bolívia
Ruta 3, Bolívia
Ruta 3, Bolívia

Aproveitando o frio e com intenção de conhecer mais a cultura e gastronomia local, paramos no vilarejo na beira da estrada para experimentarmos um prato tradicional típico da Bolívia, chamado chairo que reúne ingredientes da cultura indígena e andina. O chairo é uma sopa feita de carnes de vaca e vegetais, cenouras, “chuño” que é um tipo de batata desidratada e diversos grãos.

Vilarejo na Ruta 3
Chairo

E assim foi nossa curta passagem pela Bolívia, com a sensação do “quero mais” e o desejo de finalizar os poucos quilômetros da estrada mais perigosa do mundo!

**obs: texto revisto em 02/03/2019

 

Share317Tweet110Share44

Related Posts

Travel

BR-319, a temida “Rodovia Fantasma”, em moto

Travel

Viagem de moto de São Paulo a Rondônia – a caminho de Uiramutã, Roraima

Dicas de Viagem

Dicas de viagem de Moto na Carretera Austral: onde dormir, comer e abastecer

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Japagirl Rider

Japagirl Rider

Viajante e Blogueira

Eu sou Cecilia, no Instagran sou conhecida como Japagirl Rider e adoro andar de motocicleta.
Bom, vamos lá... vamos contar um pouco da minha história sobre duas rodas, de como tudo começou...

About Me

Principais Categoriais

  • Dicas de Viagem
  • Travel
  • Videos

Os mais vistos!

  • Dicas de viagem de Moto na Carretera Austral: onde dormir, comer e abastecer

    301 shares
    Share 120 Tweet 75
  • RELATO DE VIAGEM- Uma aventura de moto na Carretera Austral

    471 shares
    Share 290 Tweet 75
  • Travel
  • Dicas de Viagem
  • Contact
  • About Me

© Copyright 2018 Japagirl Rider – Desenvolvido por K3 TECNOLOGIA

  • Travel
  • Dicas de Viagem
  • Contact
  • About Me
Sem resultados
Ver todos os resultados

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In