Em outubro de 2015, realizei uma viagem muito especial, uma viagem dos sonhos sobre duas rodas, com as Ladies of the Road, um grupo formado por mulheres motociclistas que pilotam motocicletas de alta cilindrada. Alugamos as motocicletas Harley Davidson e o roteiro foi sair da cidade de Thun na Suiça, rodar pela Itália até a Costa Amalfitana e retornar para a Thun.
Esta viagem foi organizada pela HT MOTO TURISMO, e tivemos uma equipe de apoio acompanhando todo o trajeto realizado.
- Uma Van que nos acompanhou com as nossas bagagens.
- Um carro de apoio.
- Um fotografo para registrar tudo.
Andar em grupo requer muita organização e disciplina, antes de iniciarmos a viagem nós combinamos o posicionamento do grupo na estrada, na zona urbana e em casos de engarrafamento.
DIA 1- São Paulo – Zurique, Suiça
Encontramos no aeroporto internacional de Guarulhos, o voo foi pela Swiss Air, de São Paulo para Zurique.
DIA 2 – Thun, Suiça
Chegamos em Zurique pela manhã. Seguimos de ônibus para Thun e, antes de deslocarmo-nos ao hotel, passamos na loja de HarleyDavidson onde conferimos as motos alugadas para cada motociclista.
Em Thun, hospedamos no ótimo hotel e muito bem localizado, o Hotel und Restaurant Freienhof, que fica ao lado do rio Aar, que além do conforto, o restaurante e o café da manhã são excelentes. O rio Aar nasce nos Alpes suiços, atravessa a cidade de Thun, formado pelo degelo das montanhas alpinas e deságua na margem do rio Reno, é conhecida pela linda cor verde esmeralda.
Esta cidade possui cerca de 42 mil habitantes, há registros que foi fundada por volta do ano 2500 a.c. e, se localiza a 30 km da capital Berna, na região de Interlaken, ao extremo noroeste do lago Thunersee.
O charmoso centro da parte antiga da cidade, tem as construções medievais e ao meio, um castelo do século 12, que é o cartão postal da cidade, além de uma vista incrível das montanhas alpinas, em dias claros é possível observar até as montanhas Eiger, Möonch e Jungfrau.
DIA 3- 4 – Santa Marguerita, Itália
Pela manhã pegamos as Harleys na loja e partimos para Santa Marguerita, Ligúria, na costa do Mediterrâneo, que fica no Golfo del Tigullio na chamada Riviera di Levante, região noroeste da Itália.
Neste trecho, cruzamos uma parte dos Alpes de trem pelo Simplon Tunnel, depois subimos o Simplon Pass a 2005 m de altitude. Descemos pelo norte da Itália na região de Liguria e rodamos 430 km neste primeiro dia.
Em Santa Marguerita hospedamos no Hotel Santa Margherita Ligure Continental, um belíssimo hotel que fica à beira mar, com uma localização privilegiada por ser próxima do centro e também da estação ferroviária.
O quarto dia foi o dia de passeio pela região e pela cidade, e não foi preciso ir de moto para explorar esta região. É mais fácil locomover-se de transporte público porque maioria das aldeias não permitem circulação de automóveis.
Pela manhã pegamos o trem e fomos ao Monterosso que fica em Cinque Terre. Cinque Terre é uma região composta de Cinco vilarejos, Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso, todos esses vilarejos foram declarados em 1997, o Patrimonio Mundial da Humanidade pela Unesco. É uma região como toda a Itália, muito rica de cultura, história e gastronomia; com suas praias, as construções coloridas, as aldeias entre as montanhas e as colinas ao longo do mar.
Para conhecer a região sem muita correria, seria ideal permanecer pelo menos no mínimo dois dias para aproveitar bem o local.
Outra opção seria conhecer o Portofino, uma comuna que é sinônimo de sofisticação com pouco mais de 500 habitantes e faz fronteira com a Santa Marguerita. É possível pegar um ônibus, um barco, taxi ou mesmo a pé (5km) se você dispor de tempo, e no caminho tem a Paraggi, – uma pequena praia com água transparente e, até chegar ao centro de Portofino, a Piazza Martiri dell’Olivetta.
E o restinho do dia, passeamos vendo as vitrines das lojas e visitamos a linda igreja católica, a Chiesa di Santa Margherita d’Antiochia pelo bonito centro de Santa Marguerita.
DIA 5- Siena, Itália
Pela manhã antes de partirmos, nós passeamos de moto pela costeira da cidade de Santa Marguerita, que é uma via com paisagens incríveis dos portos, das calçadas com vistas ao mar, entre os edifícios e as casas no meio das colinas e depois seguimos em direção a Toscana.
Pelo caminho, fizemos uma breve parada em Pisa para fotos. A Torre de Pisa, que se localiza na praça dos Milagres, começou a ser construída em 1174 e foi projetada para abrigar o sino da catedral da cidade e a estrutura começou a inclinar quando três dos oito andares já estavam prontos e a obra foi concluída em 1350 com 56 metros de altura. A torre passa por intervenções no solo desde 1992 para realinhamento.
Neste dia rodamos o total de 400 km até chegarmos à Siena e hospedamos no Hotel Athena.
A Siena é uma cidade localizada no coração da Toscana, se diz ter sido fundada por Aschio e Senio, filhos de Remo e é listada como patrimônio mundial pela Unesco. A cidade é rodeada por construções com a arquitetura e esculturas medievais e no centro fica a bela e enorme Piazza del Campo, que na antiguidade costumava ser o Fórum Romano, e a corrida de cavalos acontecia ao redor da praça.
DIA 6-7-8 – Roma, Itália
Saindo da cidade de Siena, pegamos um caminho lindo com pouquíssima circulação de automóveis, mas com muitos ciclistas e fizemos uma parada em Pienza, uma pequena aldeia em Toscana, e visitamos a Enoteca Di Ghino;
Entre as paisagens incríveis da região da Toscana, região de grande tradição vitivinícola, as Harleys andando em sincronia, enfileiradas na estreita estrada, parecia estar vivendo um lindo sonho.
Após percorrer a região da Toscana, o destino seguinte foi a capital Roma com cerca de 2,7 milhões de habitantes e, hospedamos no Hotel Londra & Cargill, um hotel muitíssimo bem localizado, próximo às estações de metrô Repubblica, Teatro dell’Opera e mais quatro outras estações, e perto também da famosa Via Veneto, uma rua considerada nos anos 50 a Via do Glamour, com vitrines de lojas de alta moda, hotéis luxuosos, cafés e restaurantes badalados que invadem a calçada.
Já em Roma, tivemos dois dias livres para realizarmos o city tour pela cidade e o tempo suficiente para visitarmos monumentos e principais pontos turísticos da cidade:
O famoso Fontana di Trevi, que é a maior fonte de estilo barroco da cidade, foi construída em 1735, possui cerca de 26 metros de altura e 20 de largura, infelizmente estava em reforma;
Não podia faltar a belíssima missa do Papa Francisco na Praça São Pedro no Vaticano que durou aproximadamente duas horas. A praça de São Pedro e a Basílica são pontos de maior visitação e ficam localizadas na impressionante cidade de Vaticano que foi criada em 1929, abrigando obras de artistas ilustres como Leonardo da Vinci, Caravaggio, Rafael, Tiziano e entre muitos outros artistas renomados. Uma das grandes atrações é a Capela Sistina, que recebeu este nome em homenagem ao Papa Sisto IV della Rovere que restaurou a Magna velho Capela entre 1477 e 1484, durante seu papado (1471-1484).
Fizemos o passeio de ônibus turístico para facilitar de forma rápida e prática de conhecer as principais atrações da cidade.
– para quem estiver disposto a caminhar, é possível também andar pela Roma visitando alguns pontos turísticos.
Além da visita na Piazza di Spagna, a mais famosa praça romana, que tem suas origens no século XVI, fomos também ao impressionante Coliseu, que tinha capacidade de abrigar cerca de 55 mil pessoas, foi inaugurado por volta de 80 d.C e atualmente é considerado uma das Maravilhas do Mundo pela Unesco desde 2007.
DIA 9- Amalfi, Itália
Saímos cedo de Roma, pegamos a E45 Sul até chegarmos próxima a Salermo, para depois pegar a rota da Costa Amalfitana e hospedamos no Hotel Miramalfi Ristorante em Amalfi, um hotel que fica na encosta da montanha na beira do mar e do terraço do hotel contempla-se uma vista panorâmica espetacular do mediterrânio e da cidade de Amalfi, com a localização perfeita, próximo ao centro e do portinho da cidade.
Andar de motocicleta na estrada costeira da Costa Amalfitana foi espetacular. Dos seus 55 km, a estrada é estreitíssima e boa parte fica no precipício. O mar Mediterrâneo mostrando graça com sua cor incrível, os vilarejos e suas construções que ficam entre as montanhas e também ao longo da encosta da praia. Achei muito interessante a existência de espelho convexo em cada curva fechada para auxiliar a visibilidade da estrada.
-Foi uma das estradas mais lindas que percorri até hoje
A Amalfitana tem uma influência árabe, bizantina, barroca e nômade e foi uma cidade Portuária do Mediterrâneo entre os séculos 9 a 12 a.C.
Em Amalfi, fomos ao centro turístico da cidade, e visitamos a linda catedral Duomo di Sant’Andrea, do século IX e passeamos entre as vielas olhando as vitrines das lojas.
Dia 10- Capri, Itália
Dia de passear na Ilha de Capri e curtir esta ilha badalada do Mediterrâneo.
- Na ilha de Capri aluguei um scooter e conheci os principais pontos turísticos da ilha. Escolhi este tipo de transporte por ser rápido, fácil e além de tudo muito divertido, – foi uma ótima escolha!
Dia 11- Loreto Aprutino, Itália
Saímos da costa do mediterrâneo, cruzamos a Itália até próximo do Mar Adriático e pernoitamos em Loreto Aprutino. Neste dia rodamos aproximadamente 400 km. A comuna possui cerca de 7,6 mil habitantes e hospedamos no castelo lindo, o Castello Chiola Hotel, com uma ampla acomodação e o restaurante oferece a culinária local que serve o delicioso café da manhã e o jantar pode ser ao ar livre se o tempo permitir, brindando um toque poético.
Após a chegada fomos conhecer a produção artesanal do azeite de oliva, Museo dell’olio e Museo Acerbo Cerâmiche di Castelli.
Foi oferecido um jantar de confraternização para as motociclistas ao som de piano e violino no pátio do castelo e foi um dos momentos mais romântico comemorando o quase final desta maravilhosa viagem.
Dia 12- Assissi, Itália
Saímos cedo para o próximo destino, Assissi, que fica na região de Umbria. E antes de pegarmos a estrada fizemos um belo passeio pelo Parque Nacional Del Gran Sasso. Mais uma estrada espetacular, foi maravilhoso andar pelo parque,
– Eu não resisti e pedi para andar separada do grupo neste trecho só para sentir o prazer de acelerar e raspar a pedaleira da moto, e para quem pretende realizar esta viagem, vale a pena passar por aqui.
Rodamos aproximadamente 300 km neste dia e hospedamos no Hotel Giotto Assissi.
Em Assissi, fomos visitar a Catedral, onde está o corpo de São Francisco de Assis e aproveitamos para andar pela cidade. A Assissi tem cerca de 24 mil habitantes, é famosa por ser o local de nascimento de São Francisco de Assis. Tão famosa quanto o São Francisco, a Basílica de Santa Clara de Assis é dedicada à fundadora do ramo feminino da ordem franciscana, a chamada Ordem das Clarissas, a Santa Clara de Assis pertencia a família nobre e abandonou as regalias para se tornar serva de Deus, está enterrada nesta basílica.
Próxima a basílica fica a Piazza del Comune, que ao redor ficam os restaurantes com mesas na praça e o Templo de Minerva, construído pelos Romanos e convertidos em Basílica de Santa Maria sobre Minerva. E para visitante que pretende completar o roteiro religioso, vale a pena visitar o santuário Chiesa Nuova e o Cattedralel di San Rufino.
Dia 13- Sirmione, Itália
Foi o dia mais longo de estrada, rodamos 450 km e o destino desta vez foi a deliciosa Sirmione, com 7.350 mil habitantes e hospedamos no Hotel Eden.
A Cidade, localizada na Lombargia, fica na pequena península ao sul das margens do Lago di Garda, o maior da Itália, que tem cerca de 370 de km² de superfície e várias outras cidades ficam na enorme margem do lago. Os principais cartões postais da Sirmione são as ruinas da antiga cidade romana que recebeu o nome de Grutas de Catullo que apesar do nome, não são grutas mas o nome surgiu porque no século XV os restos das ruinas no meio a vegetação olhando do lago, pareciam as grutas.
Logo na entrada da cidade fica o Castello Scaligero di Sirmione, construída entre os séculos XIII e XIV, considerada uma das mais preservadas da Itália e sua ponte é a porta de entrada dos visitantes dando um ar especial para quem está chegando.
E se dispor de tempo, poderá relaxar na estância termal Terme di Catullo, famoso por muitos turistas frequentarem a cidade para se tratar de algumas doenças, entre elas, principalmente as respiratórias.
Tem o centro histórico da cidade onde apenas pedestres são permitidos circular pelas vielas, e a cidade é conhecida pelos seus sorvetes deliciosos. É muito agradável o passeio noturno com seus bares charmosos espalhadas pelo centro histórico.
Dia 14-15 – Thun, Suiça
De Sirmione a Thun, foi o último dia de moto, no total de 420 km rodados.
No caminho passamos por pequenas vilas na divisa entre Itália e Suiça. E por clima estar favorável, passamos também pelo Susten Pass com 2264 m de altitude, que é uma estrada de 45 km nos Alpes Suiços, aberta desde 1945 e conecta a vila Wassen com a cidade de Innerkitchen em Bernese Oberland. É uma linda estrada estreita e sinuosa com montanhas ao longo do trajeto, que fica fechada durante o inverno, e quando aberta nos dias ensolarados são invadidas por dezenas de motociclistas e turistas. A emoção foi muito grande para cada curva realizada no meio das montanhas nevadas.
De volta ao Thun, devolvemos as motocicletas na loja de Harley Davidson e comemoramos com muita alegria o final de uma viagem maravilhosa realizada somente com mulheres motociclistas, e hospedamos novamente no Hotel und Restaurants Freienhof.
O último dia foi livre para passear pela cidade de Thun, exploramos o centro histórico e as ruelas com calçadas elevadas onde se localizam as diversas lojas.
Outra atividade apaixonante na cidade seria um passeio charmoso de barco pelo lago de Thun com impressionantes cores azul turquesa e esmeralda, ou para quem preferisse outra escolha, seria conhecer a montanha Jungfraujoch, que só é possível ir de trem e a estação final é a mais alta da Europa. Lá poderá visitar o galeria de túneis e câmaras escavadas na geleira Aletschgletscher, o Ice Palace.
Dia 16- Zurique- São Paulo
Saímos de Thun em vans com destino a Zurique para pegar nosso voo com a SWISS AIR de volta para o Brasil.
Concluindo assim uma viagem muito linda sobre duas rodas, pela cultura, gastronomia e história, e a emoção de cada curva realizada com as mulheres motociclistas!
Sensacional 😃👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigada! Viagem maravilhosa com um grupo especial!
Japagirl❤️ Foi incrível!
Foi sim muito incrível Karen, e você fez parte desta viagem!
Demais, quando for pra homens ou casais me avisem
Oi Fernando, legal você ter gostado da viagem. O HT mototurismo realiza as viagens para vários lugares, EUA, Europa e até para Africa do Sul. Abraço
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.
Opa! Obrigada
Que bom que gostou
Obrigada querido