Quer viajar de moto e adora uma cervejinha? Então uma boa dica é dar um “pulinho” em Santa Fé, Argentina. Saindo de São Paulo, no terceiro dia você já estará tomando chopp geladíssimo no Patio de La Cerveceria.
A viagem que fiz com meu companheiro para Carretera Austral, uma das cidades que escolhemos para dormir no caminho foi a Santa Fé, em Argentina, decidimos assim porque queríamos conhecer uma fábrica de cerveja com o bar próprio, o Patio de la Cerveceria, pela indicação de uma grande motociclista Diankarla, a Vovó Cross.
É interessante que a fábrica enorme fica de um lado e o aconchegante bar/restaurante do outro lado da rua, e os dois são ligados por um tubo ‘cervezoducto” de 850m que leva cerveja até o bar, diretamente ao balcão de servir.
Chegamos em Santa Fé no final da tarde e procuramos um hotel para dormir, lá descarregamos a mala e procuramos pela internet a cervejaria mais famosa da cidade.
Ainda estava claro quando fomos à cervejaria; – Morrendo de sede! O local estava vazio, porque chegamos antes de abrir, mas o garçom atenciosamente falou que já poderia começar a servir, nos dando a honra de abrirmos o bar. Em pouco tempo, a cervejaria começou a ficar lotada;
Pedimos o chopp, e achei interessante a ideia de servirem pipoca como acompanhamento. Tinha variedade de pratos e petiscos, a comida era boa e a empanada estava deliciosa! Mas a melhor parte era o preço do chopp: que em Real era muito barato. – E nós adoramos!
Experimentamos uma tradição desta cidade, inventado pelo um dos fundadores, o mestre cervejeiro alemão Otto Schneider, de beber a cerveja no estilo “el liso” que seria um copo cilíndrico e reto, de 250 cm3 de cerveja com dois dedos de espuma que retém as propriedades da cerveja: temperatura, cor e aroma, qualidades que fazem uma cerveja perfeita.
Gostamos tanto do lugar, que resolvemos ficar mais um dia para conhecer a cidade e repetir a dose.
No dia seguinte, fomos conhecer o centro da cidade, passeamos de moto pela costeira do rio Santa Fé e andamos na praia da cidade ao longo do lago Setúbal. Não fizemos a visita guiada na fábrica, que acontecia às 16 horas apesar de ser gratuita, mas fomos jantar novamente ao Patio de la Cervecero. Neste dia chegamos mais tarde e como é o “point” da cidade, já estava lotadíssimo e o atendimento foi um pouco mais demorado, portanto em nenhum momento ficamos com o copo vazio.
Santa Fe de la Vera Cruz é a capital da província de Santa Fé e a nona cidade mais populosa da Argentina, está localizada na região centro-leste do país, às margens da lagoa Setúbal, do Rio Santa Fé e do Rio Salado. A cidade tem muitas atrações históricas, culturais e turísticas.